faixa

Manutenção

manutencaoAo longo dos anos, com a experiência acumulada pela SMG em visitas realizadas aos campos de grama sintética em todo o mundo e sob o tempo e lugares mais diversos, podemos constatar que a ausência de manutenção ou uma manutenção não adequada, provoca a aparição de problemas na grama sintética:

Desfibrilamento ou desgaste prematuro dos filamentos da grama: acontece quando o gramado fica sem o apoio da capa de enchimento (seja de borracha/SBR, EPDM ou outros materiais). Com o passar do tempo e dos jogos, a carga se desloca e a fibra cai e fica mais exposta ao desgaste provocado pelas chuteiras dos jogadores. Este desgaste ocorre principalmente nas pequenas áreas.
Compactação ou endurecimento: A pressão que exercem os jogadores ao longo do tempo faz com que em determinadas circunstâncias climatológicas se produza um endurecimento da borracha de enchimento e a superfície de jogo endureça.
Aparição de sujeira, restos e poeira: a ausência de manutenção faz com que a sujeira fique no gramado. Acumulam-se restos orgânicos e inorgânicos que podem inclusive provocar problemas de drenagem (formação de poças ao chover) e que chegam a provocar até a formação de pragas e musgos.

Todos estes problemas conduzem a uma má imagem de instalação, com dificuldades na rolagem e salto de bola, lesões nos jogadores e sobre tudo, uma perda no investimento realizado, pois a grama sintética precisa ser trocada antes do previsto.


Há alguns anos a grama sintética era vendida como “livre de manutenção”. Hoje em dia, todos os fabricantes e instaladores de prestígio incorporam programas de manutenção para suas gramas sintéticas e até a própria FIFA adverte sobre o perigo de perder o gramado sem a manutenção apropriada.

Uma grama sintética tem uma manutenção muito mais baixa que um campo de grama natural ou até um campo de areia, mas requer alguns cuidados mínimos.

Uma manutenção adequada com a maquinaria apropriada é a melhor forma de conservar o patrimônio e a imagem do campo.

Considere que uma quadra de futebol society pode incorporar até 30.000 quilos de material de enchimento (o equivalente a um contêiner de 40 pés) e que sua manutenção com escovas manuais é uma tarefa dura, difícil e de pouca efetividade.

Desconfie de soluções “caseiras” que somente conseguem transportar a sujeira de um lugar a outro e não deixe que uma má escolha ponha em risco seu investimento. Uma máquina de manutenção deve ter, pelo menos, estas três funções básicas:
-    Descompactar e aerar o enchimento da borracha
-    Separar e retirar a sujeira
-    Redistribuir a borracha de forma homogênea e escovar o gramado para deixá-lo em posição vertical

Veja alguns dos problemas que podem ocorrer sem manutenção ou com uma manutenção deficiente do gramado sintético:

  • Ploriferação de Plantas
  • Ploriferação de Plantas
  • Enchimento ruim
  • Desfibrilamento
  • Instalação ruim
  • Escovado ruim da borracha
  • Desfibrilamento Extremo
  • Desfibrilamento
  • Solução Caseira

CSS - Ajustes Chrome


Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/storage/d/e9/83/site1377633500/public_html/modules/mod_hd6_customcss/mod_hd6_customcss.php on line 27

CSS - Ajustes Safari


Deprecated: Function ereg() is deprecated in /home/storage/d/e9/83/site1377633500/public_html/modules/mod_hd6_customcss/mod_hd6_customcss.php on line 27